Avó, onde é que estavas no 25 de Abril?
Destaque do mês da Biblioteca da Alfândega do Porto
21 de abril, 2025
Curiosamente, a pergunta que dá título ao livro remete-nos para a célebre frase "Onde é que estava no 25 de Abril?", proferida por Armando Baptista-Bastos no seu programa Conversas Secretas que foi para o ar na SIC entre 1996 e 98. Neste programa, o jornalista entrevistava várias personalidades, desafiando-as a recordar e refletir sobre o dia da revolução e o impacto que teve nas suas vidas.
O livro Avó, onde é que estavas no 25 de Abril, com texto de Ana Markl e ilustrações de Christina Casnellie, é uma obra dedicada ao público mais jovem que procura transmitir, de forma simples e envolvente, a importância da Revolução dos Cravos.
Através da relação entre avó e neto, a autora apresenta os acontecimentos de 1974 de maneira acessível, permitindo que as crianças compreendam melhor este momento marcante da história de Portugal.
Dessa forma, esta obra, editada pela Lilliput, contribui para manter viva a memória do 25 de Abril, garantindo que os seus valores fundamentais continuam a ser passados de geração em geração.