Alfândega celebrou Noite Europeia dos Museus
Parceria entre Museu e Associação Apuro apresentou o espetáculo de Teatro “É!”
6 de junho, 2023
A Alfândega abriu mais uma vez as suas portas à celebração da Noite Europeia dos Museus no dia 20 de maio. A iniciativa, criada em 2005 pelo Ministério da Cultura francês e que, gradualmente foi adotada em vários países europeus, tem como objetivo a celebração dos museus e das suas coleções, abrindo as suas portas num período que não é habitual, isto é, após o pôr do sol.
Desta forma, e sempre em tom de festa, os públicos são convidados a usufruir destas iniciativas culturais onde a música, as artes performativas, o teatro, a poesia se entrelaçam com os objetos, os espaços e os discursos museológicos.
Como já vem sendo tradição, a Noite Europeia dos Museus assenta no envolvimento e participação de inúmeras entidades da comunidade na realização destes programas dirigidos às famílias e ao público em geral.
Este ano, sob o mote do tema eleito pelo ICOM “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, o Museu, em parceria com a Associação Apuro, trouxe ao cais da Alfândega o espetáculo de Teatro “É!” o qual resultou de um projeto mais amplo de integração pela arte desenvolvido com cidadãos em situação de sem-abrigo e em risco de exclusão social. Deste projeto nasceu o grupo de teatro “Do Lado de Fora”, que integra a Associação Cultural APURO, e que, na Noite Europeia dos Museus, partilhou em palco, com uma vasta e diversificada plateia, as suas histórias de vida, histórias de vida alheias a si mesmos e também hipóteses de possíveis realidades… na união da vontade de todos.
Encontros, desencontros, sucessos e insucessos, destinos, foram alguns dos temas das histórias contadas na primeira pessoa e partilhadas por um coletivo de emoções, sob a orientação do ator e encenador Rui Spranger.
Para o ano, com toda a certeza cá estaremos para que, de mãos dadas com a comunidade, possamos trabalhar e desenvolver um programa para, todos juntos, celebrarmos mais uma Noite Europeia dos Museus!